A deficiência de vitamina D pode ter muitas consequências negativas para a saúde.

Uma boa saúde vem com uma dieta bem balanceada que fornece a quantidade certa de nutrição: vitaminas, gorduras essenciais, energia, proteínas e minerais. A falta de qualquer um desses nutrientes pode ter um impacto negativo na qualidade de vida. Esses nutrientes regulam como nosso corpo cresce e funciona. Quando se trata de nutrientes que constroem seu corpo, a vitamina D é um dos mais importantes.

A vitamina D ajuda seu corpo a absorver cálcio para promover o crescimento ósseo. A falta de v D pode afetar sua saúde geral. Um nível inferior a 20 ng/ml de vD indica uma deficiência. A deficiência de VD não é tão proeminente. No entanto, existem alguns sinais e sintomas exibidos por pessoas com esta deficiência.

  • Sistema imunológico baixo

Seu sistema imunológico o protege de bactérias e vírus que podem causar doenças. VD interage com as células que constroem o sistema imunológico. Quando seu corpo fica com índices baixos, isso afeta sua imunidade, tornando-o mais sujeito a doenças como resfriado e gripe, febre, alergias, asma e eczema. Essas são apenas algumas entre as mais de 80 doenças que podem ser causadas por problemas com a função imunológica.

  • Fadiga permanente

A fadiga pode afetar praticamente todos os aspectos da sua vida. Alguns estudos mostram uma conexão entre a deficiência de vitamina D e a fadiga nas mulheres. A vitamina D aumenta os níveis de energia e mantém você ativo por muito tempo. Portanto, se você se sentir exausto no meio do dia, pode estar sofrendo de deficiência.

  • Saúde óssea prejudicada

Outro sinal que indica níveis baixos de vitamina D no sangue é a má saúde dos ossos. A quantidade certa de vD em sua dieta ajuda o corpo a construir e manter a saúde óssea. A deficiência de cálcio e vitaminas pode aumentar os danos aos ossos e causar dores nas costas. A saúde óssea fraca aumenta o risco de fraturas e outras lesões. Portanto, você precisa de quantidades adequadas para construir ossos e músculos saudáveis.

  • Queda de cabelo

Quebra e perda de cabelo são comumente atribuídas ao estresse. No entanto, outros fatores também podem danificar seu cabelo. Uma deficiência em vD pode causar queda severa de cabelo. A alopecia é uma doença autoimune caracterizada por severa queda de cabelo. Não há muitos dados para apoiar isso, mas pode haver uma conexão entre a alopecia e a deficiência de vD. Estudos mostram que pessoas com alopecia ou perda de cabelo de padrão feminino têm níveis mais baixos, o que pode estar associado à queda de cabelo severa.

  • Cicatrização demorada

Nosso corpo possui mecanismos de auto cura que ajudam a restaurar e otimizar a saúde. Mas se você observar uma cicatrização lenta de feridas, isso indica deficiência de vitamina D. Ela desempenha um papel significativo no combate às infecções, controlando a inflamação e garantindo a cura adequada. Níveis inadequados de vitamina D podem prejudicar a cicatrização ou mesmo comprometer completamente o processo de cicatrização.

  • Dor muscular severa

Não é fácil determinar o que causa dor muscular, mas alguns estudos sugerem que pode ser um sinal de deficiência de vitamina D. A falta dela pode causar fraqueza nos músculos e levar a dores musculares crônicas em adultos e crianças. Os especialistas não têm evidências substanciais ainda, mas sugerem que começa de forma bastante sutil e vai aumentando ao longo do tempo. Também há uma ligação entre a dor crônica nos músculos e os baixos níveis de v D. no sangue

Estes são alguns sintomas a serem observados para determinar se você tem deficiência de v D ou não. Esses sinais não são evidentes no início e muitas vezes são difíceis de reconhecer. Comece adicionando mais alimentos ricos em v D à sua dieta e aumente sua exposição ao sol para aumentar seus níveis de v D. A deficiência de V D não é difícil de corrigir e, depois de restaurar os níveis, pode beneficiar vários aspectos da sua saúde.