Confira os benefícios e a versatilidade de se treinar com o dumbbel/halter.

A maioria das academias e academias oferece fileiras de equipamentos aeróbicos, corredores de máquinas de musculação, pilhas de pesos livres e áreas específicas de alongamento para ajudar os seus alunos a alcançarem seus objetivos individuais. Quando se trata de equipamentos de ginástica, não existe um equipamento “melhor”. Diferentes tipos de equipamentos são propositadamente projetados para atingir resultados de condicionamento físico específicos.

Para os que querem um treinamento de força, existem inúmeras opções para aumentar a massa muscular magra ou adicionar força. As opções incluem as máquinas de peso tradicionais, dumbbells e halteres, bem como uma ampla variedade de equipamentos especializados, como kettlebells, medicine balls, sacos de pancadas entre tantos outros.

Algumas formas de equipamentos de treinamento de resistência, como dumbbels/halteres, são mais eficazes para desenvolver a força máxima, enquanto as máquinas de treinamento de peso podem ajudar a aumentar a definição muscular e formas mais leves de resistência, como medicine balls e kettlebells podem ser úteis para melhorar a produção de potência específica de movimento.

Os halteres são frequentemente usados ​​para exercícios de isolamento das articulações, como rosca bíceps, elevação do peito ou elevação dos ombros. O uso de halteres para movimentos multiplanares de corpo inteiro, entretanto, pode fornecer uma variedade de resultados de força diferentes. Ele também oferece muitos benefícios para a aptidão cardiorrespiratória e flexibilidade.

Para ajudá-lo a selecionar o melhor equipamento para as suas necessidades, aqui estão cinco benefícios dos dumbbels/halteres:

  • Os halteres podem fornecer os dois tipos de sobrecarga que levam ao crescimento muscular: mecânica e metabólica. A sobrecarga mecânica é o resultado dos danos causados ​​pelas contrações musculares, que estimulam o processo de reparo e levam ao aumento do tamanho do músculo. A sobrecarga metabólica ocorre quando um músculo é trabalhado até a fadiga, o que leva à adaptação das células musculares, sendo capazes de armazenar mais glicogênio, o que pode fazer com que os músculos aumentem de tamanho. Halteres pesados ​​podem gerar sobrecarga mecânica, enquanto halteres de peso moderado combinados com altas repetições (até a fadiga) podem produzir sobrecarga metabólica.
  • Os exercícios com halteres podem criar coordenação inter e intramuscular, levando a maiores níveis de ativação muscular. A coordenação intermuscular é a capacidade de vários músculos diferentes trabalharem juntos para produzir e estabilizar o movimento articular. A coordenação intramuscular é a quantidade de unidades motoras musculares e suas fibras musculares anexadas que são ativadas dentro de um músculo específico. O uso de halteres mais leves para padrões de movimento compostos, melhora a coordenação entre diferentes segmentos corporais. Usar halteres mais pesados ​​pode aumentar o número de fibras musculares ativadas dentro de um músculo específico.
  • Os halteres podem beneficiar tanto o elemento contrátil quanto o componente elástico do tecido muscular. O elemento contrátil são as proteínas musculares actina-miosina específicas responsáveis ​​por deslizarem umas sobre as outras para criar ações de encurtamento concêntricas ou controlar o alongamento excêntrico. O componente elástico é a fáscia e o tecido conjuntivo que une cada fibra muscular individual e grupos de fibras uns aos outros. O componente elástico armazena energia mecânica à medida que é alongado, que é então liberada durante uma rápida ação de encurtamento muscular. Os exercícios tradicionais com halteres pesados ​​podem aumentar a capacidade de produção de força do elemento contrátil, enquanto os padrões de movimento multiplanar com halteres leves podem aumentar a resiliência e a força do componente elástico.
  • Os halteres podem ser usados ​​para uma variedade de exercícios. As máquinas permitem um movimento em um padrão de movimento específico para colocar carga em um músculo ou grupo de músculos. Devido ao seu comprimento, as barras padrão são mais utilizadas para movimentos compostos em um plano específico de movimento. Devido ao seu tamanho e ao fato de poderem ser segurados em cada mão, os halteres podem ser usados ​​para criar uma variedade de padrões de movimento diferentes para desenvolver a força específica da tarefa ou do movimento.
  • Os halteres permitem que o usuário se concentre em um braço ou perna por vez, o que é uma forma de iniciar ganhos de força usando uma sobrecarga pesada. Um único halter pode ser usado para exercícios como um braço acima da cabeça ou um agachamento com as pernas abertas para criar sobrecarga em um membro de cada vez.

Esses são apenas alguns dos benefícios do treino com o dumbbell/halter. Não espere, comece a treinar agora!