Conheça as variedades de treino com Medicine Ball

A medicine ball é uma velha ferramenta de treinamento que dizem ter sido usada pelos antigos gregos há mais de 3 mil anos. Bem, eles certamente estavam certos porque a medicine ball, ou wall ball como também é conhecida é uma peça simples de equipamento que possui uma tonelada de benefícios.

Os exercícios, com a medicine ball, podem ajudá-lo a desenvolver poder de soco, força central e rotação poderosa. Quando um treinador cria seu programa de treinamento, ele se concentra nessas três habilidades atléticas para garantir que você tenha uma ótima base para desenvolver suas habilidades no treino.

Um dos exercícios favoritos de treinamento com medicine balls é desenvolver a força, a força do core (região abdominal) e a rotação de que você precisa para ter eficiência no seu treino, ou na modalidade esportiva que pratica, em sendo no crossfit, boxeadores, lutadores de MMA ou qualquer pessoa que queira adicionar um pouco de força de rotação ao seu programa.

A medicine ball pode parecer pequena e simples, mas é uma ferramenta de treinamento poderosa para adicionar ao seu programa de treino. Há uma série de razões pelas quais você deve adicionar esta bola de exercícios à sua rotina de treinamento, mas não se esquece de procurar um produto de extrema qualidade, como as WallBalls Ultrawod. De posse da sua, segue agora alguns desses benefícios que você terá:

1. Desenvolva força e poder explosivo

Os arremessos de medicine balls, como o Med-Ball Punch, são ótimos para desenvolver força explosiva. Potência explosiva é a capacidade de produzir potência máxima em um curto espaço de tempo. A medicine ball é ótima para isso porque é uma forma de treinamento com pesos, mas também aumenta a velocidade, a potência e a força, não apenas os músculos.

É importante notar que o treinamento explosivo envolve risco. Você deseja concluir cada exercício com forma e atenção adequadas e com o peso adequado ao seu nível, precisando sempre de uma orientação de um profissional.

2. Construir força abdominal

O trabalho com a bola medicinal é uma forma eficaz de desafiar o seu core. Em termos de Med-Ball Punch, você está usando sua região central, especialmente os oblíquos, para fornecer estabilidade ao lançar a bola. É um uso muito prático de seus músculos abdominais. Há uma série de outros exercícios de medicine ball que você pode realizar especificamente para o seu core.

A força dele é importante, pois ajuda a prevenir lesões, proporciona melhor equilíbrio e estabilidade e melhora a postura.

3. Melhorar a rotação

A força rotacional é outro componente importante, você não está apenas se movendo para frente e para trás; você gira frequentemente. Sua torção, giro e movimento em todas as direções. A força rotacional pode ajudá-lo a aumentar sua capacidade atlética de se tornar imparável.

Como a força geral do core, a potência rotacional é importante para o equilíbrio e melhor desempenho de punção. Mas adiciona uma camada extra de força e poder aos movimentos rotacionais envolvidos em golpes, abaixamento, giro e mudança de direção.

Med-Ball Punch

Para complementar suas habilidades, este exercício com medicine balls deve ser feito no início do treino – especialmente se você estiver procurando adicionar força no final do treino ou se estiver usando-o com mais condicionamento e foco de resistência.

Siga estas instruções para a técnica adequada:

  • Fique em uma postura lateral, pés na largura do quadril, perpendicular a uma parede ou a um parceiro. Essa é sua posição inicial.
  • Segure a medicine ball à sua frente com a mão atrás da bola.
  • Gire ao máximo e empurre a bola de forma explosiva em direção à parede ou ao seu parceiro.
  • A força para o lançamento deve começar em seus pés, portanto, certifique-se de ter uma boa posição inicial quadrada.
  • O movimento de rotação inicial começa com a perna externa. Coloque esta perna no chão enquanto gira seu pé, como se você estivesse tentando desenroscar a grama sob seu pé.
  • O movimento tem maiores benefícios se todo o seu corpo estiver envolvido, portanto, mantenha as costas ativas e o peito erguido o tempo todo.
  • Você precisa atingir sua rotação ideal para melhorar rapidamente. Ao girar, concentre-se em tentar prender o ombro de trás na parede próxima a você.

Outras maneiras de usar a Medicine Ball

Embora o Med-Ball Punch seja um ótimo exercício, existem muitos outros exercícios de medicine ball que você pode adicionar à sua rotina de treinamento.

Braços e pernas

A medicine ball é uma ótima maneira de treinar braços e pernas. Experimente algo um pouco diferente e substitua seus pesos livres por uma medicine ball. Você pode trabalhar os braços e a parte superior do corpo com exercícios como a pressão no peito, mosca no peito, ombro ou extensão do tríceps. Quer trabalhar a parte inferior do corpo? Use a medicine ball para exercícios como agachamentos, almoços e aumento da panturrilha.

Core

A medicine ball é ótima para fortalecer o core (região central). Você pode ampliar seu trabalho básico incluindo a medicine ball em exercícios como abdominais, pranchas e torções russas. Você pode até torná-lo mais divertido incluindo um parceiro em exercícios como o crunch pass.

Corpo todo

A medicine ball é versátil e pode ser usada de muitas maneiras diferentes para obter um ótimo treino de corpo inteiro. Se você quiser adicionar um pouco de tempero à sua próxima sessão de treinamento, tente usar uma medicine ball para saltos de agachamento, burpees e entre tantos outros. Você pode trabalhar a parte superior e inferior do corpo, o núcleo e até mesmo construir a coordenação e o equilíbrio.

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