O Kettlebell oferece muitos benefícios para seu treino. Aprenda a tirar proveito…

O Kettlebell tem sido um equipamento muito utilizado em treinos, isso devido a sua versatilidade, principalmente se o seu objetivo é queima de gordura, construção muscular e ganho de condicionamento físico.

Com um formato que parece uma chaleira, os kettlebells são um dos pesos mais fáceis de mover durante o treino em um curto espaço de tempo e podem ser armazenados facilmente, em qualquer espaço. Eles também se adaptam aos seus níveis de força e condicionamento físico. Dando a você uma infinita possibilidade de trabalhar resistência adicionando uma variedade de ângulos e posições das mais desafiadoras.

É possível também em exercícios como balanços com kettlebell, te ajudar a aumentar sua frequência cardíaca, queimar gordura extra e tonificar músculos, mas onde eles realmente se destacam é na construção de força em toda a sua cadeia posterior.

Os kettlebells são uma ferramenta incrivelmente útil para quem procura construir sua base de força e mobilidade, então se você está lutando com seu agachamento com barra para trás, por exemplo, utilizar o agachamento com cálice de kettlebell é uma boa maneira de praticar a forma adequada, exercício mais seguro que pode ser atualizado conforme sua força aumenta.

Bem adequados para balanços, pressões e carregamentos, os kettlebells também se prestam a movimentos mais dinâmicos, onde um haltere ou barra pode ser mais difícil de usar.

Normalmente, esses exercícios são construídos em uma faixa de alta repetição, o que significa que vários músculos são trabalhados ao mesmo tempo e, se mantidos em um ritmo consistente, podem oferecer benefícios aeróbicos semelhantes ao treinamento HIIT. Durante um estudo de 2010, os participantes realizaram um treino de captura de kettlebell de 20 minutos e descobriram que queimaram 13,6 calorias por minuto durante a totalidade do treino, o que equivale a “correr em um ritmo de 6 minutos por milha”.

Especialistas alertam que o mal uso do equipamento pode causar lesão e de acordo com eles a lesão mais comum que ocorre é na parte inferior das costas, pois normalmente, é com o balanço do kettlebell, por causa de sua natureza dinâmica – movendo-se para frente e para trás rapidamente na articulação do quadril.

A flexão e extensão exageradas no quadril colocam muita força na região lombar, quando se trata de se machucar por má forma, como arquear as costas e não envolver os glúteos em uma pressão acima da cabeça ou dobrar em uma posição de cálice, pode colocá-lo em risco de estourar a parte inferior das costas. Por isso dá necessidade de sempre ter uma orientação de um profissional.