Tempo de recuperação de cada treino para evoluir sempre.

Manter o foco e continuar treinando em tempos de quarentena é fundamental para ter uma vida saudável, tanto física como emocional. Ter uma rotina regular de treinos, junto com uma alimentação saudável, faz com que os resultados venham mais rapidamente. Mas, essa rotina, não significa treinar todos os dias,  usando sempre o mesmo volume de treino, a mesma carga, o mesmo tempo de recuperação.

Fazendo desta forma, é possível que em algum momento você deixa de evoluir, pois quando começa um tipo de treinamento, o organismo entende que está sendo agredido, vê como um estresse e precisa se recuperar, é neste momento, nos dias de descanso, que o seu corpo se adapta, construindo fibras musculares mais fortes, ou então cria resistência à prática que está sendo feita.

Caso este período de recuperação não seja respeitado, os resultados podem não acontecerem e também corre o risco de provocar lesões mais sérias. Mas qual é o tempo correto para a recuperação?

Isso varia de pessoa para pessoa e do tipo de treino que é feito, mas de forma geral, quanto mais duro é o treino, mais tempo o corpo precisa para se recuperar. Alguns estudos científicos tiveram entendimentos diferentes, quanto ao tempo necessário para a recuperação.

Um estudo de 2020 publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance concluiu que são necessárias 48 horas para se recuperar de um treino de supino, já um outro estudo de 2016 publicado no Journal of Physical Therapy Science notou que são necessárias 48 horas para se recuperar de um treino de supino, enquanto um estudo do mesmo ano publicado no Journal of Physical Therapy Science descobriu que foram necessárias 72 horas para se recuperar totalmente de um treino de corrida.

Com isso, dá para se concluir que se a prática for todos os dias, o tempo de descanso for menor de 24 horas, poderá levar ao overtraining, mesmo com a recuperação adequada entre os treinos. E se se o treino for tranquilo, no qual você já se se adaptou e se acomodou, com certeza não impõem uma demanda suficiente ao corpo para torná-lo mais apto.

O mesmo vale se for o mesmo treino repetidas vezes por semana. Pois executar os mesmos movimentos todos os dias torna-se monótono e você não terá evolução. Dá para realizar a mesma atividade, mas não o mesmo exercício todos os dias, ou seja, dá para correr todos os dias, mas é preciso que se faça com intensidade e rotas diferentes. Isso também se aplica a outros tipos de treino.

Um único tipo de treino que não é aconselhável praticar todos os dias é o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), pois mesmo com atletas de elite o adequado é ser executado de duas a três vezes por semana. Desta forma, se foi feito em um dia, no outro faça um treino de menor intensidade.

É importante que se entenda que para evoluir que qualquer modalidade é necessário que seja regular nela e aplicando estímulos diversos ao corpo. Pois se praticar qualquer atividade somente um dia por semana, você dificilmente terá uma evolução nela.