Nunca é tarde para começar a fazer atividade física. Confira Treino Funcional para qualquer idade.

A população mais velha tem aumentado a cada ano, e tem sido um desafio fazer com quem estas pessoas cheguem com qualidade de vida na terceira idade. A boa notícia é que é possível sim chegar esbanjando saúde, e a prática de atividades físicas contribui muito para alcançar este objetivo.

O professor do Parque Esportivo da PUCRS, Daniel Fagundes Godoy, explica que: “a população em geral começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. Problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta faixa etária”.

Daniel Fagundes Godoy

Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros: prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre tantos outros, sem contar os benefícios emocionais.

Segundo o professor, as doenças que mais acometem os idosos são as ligadas ao sobrepeso e sedentarismo – como as cardíacas e o diabetes – e algumas degenerativas. “A atividade física estimula a memória e coordenação motora dos idosos e, quando aliada ao convívio social com demais colegas pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson”, explica.

Daniel Fagundes Godoy

Lembramos que sempre há tempo para começar a praticar atividades físicas, nunca é tarde. Para aqueles que ainda não começaram, o professor lembra que, primeiramente, é preciso fazer uma avaliação médica. “Já com um atestado médico e sua ficha de anamnese preenchida, o aluno poderá fazer uma aula experimental para ver se aquela atividade atende a sua necessidade e está adequada à capacidade física”, frisa.

Mas é preciso também associar a hábitos alimentares saudáveis e ter quantidade de sono regular.

Godoy explica que deve se iniciar sempre com moderação em qualquer atividade física, respeitar seus limites e fazer a progressão dos exercícios com cautela, ter boa alimentação, ingerir bastante líquido e dormir bem.