Tenha sucesso na sua academia. Com alunos e aulas lotadas.

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TRANSFORME SEU CLIENTE EM FÃ E LOTE A SUA EMPRESA FITNESS DE ALUNOS

Você já reparou que a grama do vizinho sempre é mais verde do que a nossa?

E você sabe o porquê?

Simplesmente porque a maioria dos empresários se preocupam tanto em vigiar a grama do concorrente. Esquecendo de regar a sua própria grama, ou seja, se preocupam em olhar para fora da sua própria box/academia ao invés de olhar para dentro dela. E é justamente dentro da sua própria empresa que está o caminho para o seu sucesso!

Hoje, a grande parte dos empresários fitness, operam no modo automático da famosa analogia do “coelho correndo atrás da cenoura”. Não enxergam mais nada a sua volta, somente venda e conversão, porém os seus números finais não crescem, descobrem que o balde está furado no fundo!

  • Você sabe porque isso acontece?

Entenda agora onde está o maior erro é porque esse não deve ser mais seu foco daqui para a frente!

O primeiro passo é você descobrir qual é o seu “modelo” de negócio, quem é o seu cliente alvo e, porque ele faz negócio com você.

Ou seja, estamos falando de benefícios, diferenciais e transformações que o seu negócio é ou pode conseguir causar e impactar as pessoas.

Pense só comigo: imagina só você despertar o desejo do seu cliente a partir de modalidade únicas e exclusivas. Produtos que só você tem, sendo construídos e melhorados continuamente a partir do perfil e das necessidades do seu cliente atual ou do público que você deseja cativar?

Aliado a isso, você conseguir tangibilizar e aumentar a experiência do seu aluno, dia após dia, com diferenciais que só você tenha ou que só você é capaz ter. Para isso é importante conhecer bem os seus concorrentes, e entender todos os seus pontos fortes, fracos e possibilidades de crescimento e limitações.

  • Mas como dar o primeiro passo, colocar tudo isso em prática e lançar no mercado?

Primeiro de tudo, você deve conhecer muito bem os seus clientes, entender qual é o seu perfil, seus objetivos, as suas maiores dores que motivaram a serem alunos da sua box/academia e as transformações que buscam. Desta forma você terá uma bússola que irá te guiar em todo o processo de melhoria e qualidade da sua empresa fitness, criando processos assertivos de atendimento, produtos, modalidades, layout, novos investimentos, contratação da equipe de recepção, coach e professores a partir de perfil e não mais por currículo, gerando desta forma uma experiência única para todos eles dentro do seu espaço fitness.

O que estou falando é de criação de grau de exclusividade, aumento do valor percebido do produto e por último, construir sempre o produto a partir de um público alvo.

As empresar que adotam essa linha de estratégia e de gerenciamento, são empresas de maior sucesso, reconhecimento, se destacam dos seus concorrentes, são consideradas referências na sua cidade e tem os tickets mais altos. Elas se tornam cada vez mais assertivas em suas ações, com produtos ou serviços feitos para uma determinada comunidade, feitos de forma exclusiva para ela, aumentando assim o grau de relevância e de valor percebido pelos seus clientes, criado a partir das suas dores e transformações do seu público alvo.

A sua empresa começa e se tornar e ser referência como a solução para um determinado público alvo, você entrega exatamente o que eles esperam de você, aumentam a relação de empresa x cliente para empresa x fã, tendo agora reais promotores, ou seja, alunos aquecidos que são seus promotores e te indicam para pessoas próximas ou similares dela, aumentando muito a sua conversão sem custo e melhorando muito seu índice de retenção. Este movimento acontece, simplesmente por não faz sentido algum, o cliente te largar para ir para outra box ou academia, você é o único que consegue superar todas as suas expectativas.

  • Mas qual seria o primeiro passo para você começar a tornar a sua box/academia exclusiva, sem concorrentes e lotada de clientes promotores?

Pense primeiro em você, qual é o seu real propósito? Porque, além do dinheiro é claro, você optou em ser empresário e abrir uma empresa no ramo fitness? Quais são as suas maiores crenças e valores? Agora entenda que os seus valores e crenças, devem ser os valores e crenças da sua empresa, e que o seu propósito deve ter sinergia total com o produto e serviço que irá entregar e com o público alvo para quem você quer trabalhar, servir e cuidar!

Se estiver com dúvidas com relação ao seu propósito pense no seguinte:O que faria você levantar todos os dias bem cedinho com sorriso no rosto, trabalhar por horas e horas com extremo prazer e ainda, no pior dos cenários, sem ganhar nada ou muito pouco por isso? Pronto, esse é o seu propósito.

Então voltando, a partir de deste padrão de sinergia que falamos acima, você começar a criar o seu produto ou serviço exclusivo, lembrando, todo produto ou serviço exclusivo deve começar com um nome altamente marcante, um super cartão de visitas do que é e o que podemos esperar desta, categoria de produto.

  • O que deve ser primordial para que você tenha realmente um produto exclusivo e forte no mercado?

Além do nome, é claro, pense em um método próprio, crie a forma, o conceito de como será entregue este produto, no caso a sua aula.

Pense nas técnicas, padrões, método de construção da modalidade, com devem ser as abordagens aos alunos, músicas, qual transformação essa aula consegue causar, para que público ela foi desenvolvida, características primárias, o que realmente definiria aquela modalidade aos olhos do cliente, parta sempre do princípio de entregar o que nenhum concorrente tem ou teria possibilidades de ter, desperte o desejo do cliente em ser seu aluno!

Lembre-se sempre que desejo é igual à venda!

Isso você pode fazer com todas as suas modalidades, padrões de relacionamento com clientes da sua unidade, experimentais e futuros clientes, atendimentos em redes sociais, padrões e procedimentos para uma aula única, ou seja, encantar o seu cliente do 1.º ao último minuto, fazer com que seja uma empresa que inspire, com verdadeiros fãs orgulhosos de fazerem parte daquela comunidade.

E isso serve para qualquer categoria de empresa, pequena, grande, com mais tempo no mercado ou nova, estamos falando de criação de um DNA, um obrigatório de cada empresa!

Você estará colocando em prática o ciclo da conversão em massa, uma espiral que nunca acaba! Clientes altamente satisfeitos, que viram seus promotores espontâneos, capazes de indicar amigos, parentes ou familiares próximos, que se convertem em alunos, viram fãs e indicam mais alunos!

E isso pode acontecer de duas formas: de forma espontânea, onde os clientes indicam você aleatoriamente, são os alunos experimentais que aparecem do nada, ou de forma estratégica, a que eu particularmente gosto de trabalhar,  onde no ato da matrícula, faço o cliente enxergar todos os meus diferencias. Toda a experiência incrível que ele teve, o meu atendimento, abordagem, aulas, infraestrutura… gerando desta forma 1 ou 2 indicações super quentes, feita pelo meu novo cliente para novas aulas experimentais, ou melhor, uma nova experiência na minha box/academia.

Mas tem um detalhe: quem entra em contato os clientes indicados somos nós!

Bora colocar em prática e começar a viver do Fitness?

Rogério Albuquerque @roger_foradacaixa

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