Venha conferir os benefícios e a importância da massagem.

Quando a massagem foi usada em antigos atletas olímpicos já em 776 aC, é possível que os próprios praticantes e atletas não pudessem provar a eficácia da massagem. Mas aqui está o que eles sabiam: depois da massagem, eles se sentiram e tiveram um desempenho melhor.

A massagem é uma prática antiga que funciona – é por isso que é usada até hoje e porque vários estudos já provaram o quão eficaz ela realmente é.

É especialmente benéfico para atletas e qualquer pessoa com um regime de treinamento duro, pois reduz os tempos de recuperação e alivia as dores. Com a tecnologia de hoje, a massagem está disponível em sua própria casa – e você pode fazer isso sozinho.

Por que a recuperação é importante

No mundo do atletismo, a recuperação é o terceiro e igualmente importante pilar do plano de treinamento de um atleta – os outros dois são dieta e exercícios. Sem uma recuperação adequada, nossos ligamentos e ossos podem ficar sobrecarregados, tensos e, eventualmente, podem chegar ao ponto do pior pesadelo de um atleta – uma lesão digna de banco. E além da prevenção de lesões, a recuperação é necessária para regenerar os tecidos e se recuperar rapidamente de exercícios extenuantes.

Mas o que a palavra “recuperação” realmente significa para os atletas? Uma pessoa comum com dores de uma longa caminhada no dia anterior pode precisar apenas de um ou dois dias de descanso para uma recuperação adequada. Mas a maioria dos atletas em treinamento não tem o luxo de ficar sem energia por um dia inteiro, muito menos dois. Para que um atleta se recupere o mais rápido possível e esteja pronto para seu próximo jogo ou dia de treinamento, ele precisa das ferramentas e da vantagem competitiva nas quais os profissionais confiam.

Especificamente, o foco da recuperação para atletas inclui:

  • Melhor circulação para oxigenar e fornecer nutrientes para áreas sobrecarregadas – isso permite que o corpo se cure na velocidade da luz
  • Sono e nutrição adequados (os atletas precisam em média de uma hora extra de sono por noite)
  • Remoção de resíduos linfáticos
  • Estimulação para o reparo de lacerações microscópicas ocorridas durante o exercício
  • Manutenção preventiva: pré-treino visando proteção contra lesões

Não existe uma receita para todos quando se trata de recuperação – é uma ciência específica, específica para cada treino e cada corpo. Fisiologicamente, algumas pessoas precisam dormir mais do que outras. Outros podem se beneficiar de certos tipos de alimentos ricos em nutrientes que outros corpos rejeitariam. No entanto, uma coisa que funciona bem em geral quando se trata de recuperação atlética é a massagem.