Desde quando começou a pandemia no Brasil e por consequência o distanciamento social e a quarentena, milhares de pessoas tiveram a sua rotina transformada. Muitos donos de boxes, academias e centros de atividades físicas tiveram as suas portas fechadas.

E com isso afetou a vida financeira dos proprietários e de toda uma cadeia de produção de serviços. Alguns se valeram da Medida Provisória n.º 936 e firmaram compromisso de não demitir funcionários, mas reduziram parte dos salários e da jornada de trabalho, já outras tiveram que demitir e diminuir drasticamente o quadro de funcionários.

Mas a criatividade e o empreendedorismo têm também se destacado, neste cenário todo. Alguns boxes de Crossfit montaram planilhas online, outros até emprestaram, durante a quarentena, equipamentos para os alunos cadastrados. Aulas online e lives também têm sido uma prática comum. O objetivo não é aumentar a receita, mas sim manter a relevância e o vínculo com os alunos.

O Procon-SP informou que entende que as empresas não são responsáveis pelo cancelamento ou adiamento dos serviços que até então eram prestados. E que há duas opções principais de negociação. A primeira delas é suspender os contratos por um prazo determinado e compensar o período quando a situação relacionada ao novo coronavírus por normalizada. Nesse caso, nenhum custo adicional pode ser imposto, informa o Procon-SP.

Mas se o consumidor não puder ou não tiver interesse em usufruir do serviço posteriormente, a segunda opção é pedir pelo cancelamento do contrato, o que também deve acontecer sem a aplicação de multas, mesmo que previstas em contrato.

Por se tratar de uma situação excepcional, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) informa também que “as academias que insistirem na cobrança poderão ser demandadas pelos consumidores para reembolso dos valores que foram cobrados após pedido de cancelamento ou suspensão de pagamentos pelo consumidor”.

Os novos negócios digitais devem continuar sendo importantes para as empresas de fitness, mesmo depois do fim da quarentena e quem sabe uma nova alternativa para atrair novos alunos e tirá-los do sedentarismo. Afinal, a regra é manter-se ativo!

Treino Funcional.
Equipamentos Ultrawod.