Hoje o blog.ultrawod vai falar um pouco sobre o MetCon, mas o que é isso afinal, vamos falar de tênis?

Não! MetCon é a abreviação de “Metabolic Conditioning”, ou seja, são exercícios praticados de forma cíclica, com muitas repetições e pouco tempo de descanso.

Ele está sendo muito utilizado em treinos variados, sendo que ficou conhecido com o surgimento do CrossFit® que utiliza desse programa de treinamento e já tem a sua eficácia comprovada.

O MetCon é ideal para quem não consegue perder peso e falta tempo para se exercitar, pois acelera o metabolismo, que dessa forma estimula a oxidação da gordura corporal tornando-a mais rápida, além do ganho de resistência cardiorrespiratória e definição muscular.

Em apenas 20 minutos bem executados é possível fazer o treino, que é democrático, independe do nível de condicionamento, planejamento do treino e da execução correta dos exercícios.

O objetivo é mover-se tão rápido quanto tecnicamente possível com uma amplitude total de movimentos, podendo utilizar o próprio peso ou implementos como kettlebells, bolas de peso, posicionamento do corpo, etc.

No MetCon não há exercícios específicos e sim uma adaptação ao método, o que define é o planejamento, sempre atento à intensidade, duração e repouso.

Mas é preciso ter alguns cuidados para que não haja lesão, para isso é fundamental ter o acompanhamento de um profissional experiente.

Desta forma, para quem quer variar e sair da mesmice dos treinos aeróbicos repetitivos, longos e de baixa intensidade esse é uma ótima escolha, pois pode conseguir resultados ainda superiores de forma mais intensa, sendo de curta duração e muito animado.