Com a pandemia, muitas adaptações e mudanças de padrões tem sido necessário. Algumas dificuldades têm sido sentidas no setor fitness, como academias, box de CrossFit e studios funcionais, mas também muitas oportunidades e ações criativas têm sido aplicadas.

Este novo normal tem sido o momento para que ideias, que estavam no papel, sejam colocadas em prática e com isto empresas se adaptaram a mudança de comportamentos dos clientes e estão tendo ganhos no lugar das dificuldades. Um grande exemplo são as aulas online, chance de monetizar um serviço que antes não era considerada.

Listamos algumas tendências que surgiram neste momento de pandemia e que provavelmente vieram para ficar, de acordo com  Allan Costa, colaborador da Tecnofit:

  • Aulas online

Academias que adotaram as aulas online e tiveram êxito tiveram pedidos dos alunos para manterem a modalidade mesmo após a pandemia. Gestores veem isso como uma oportunidade de vender pela internet para pessoas de qualquer lugar.

Outra possibilidade é agregar as aulas online como um serviço adicional num contrato que o aluno esteja fechando na academia. Enfim, existem várias possibilidades, basta usar a criatividade, além de ter um sistema de gestão preparado para vender e oferecer as aulas online.  

  • Treinos adaptados para todos os tipos de ambiente e rotina

Um estilo de vida saudável está condicionado a manter boas práticas com o corpo, alimentação e descanso e ter um treino e uma dieta regulares são importantes para aumentar a qualidade de vida.

A quarentena estimulou as pessoas se exercitarem em casa, utilizando o peso do próprio corpo ou pesos livres encontrados em casa, como mochila, pacotes de alimentos entre outros. Ter um acompanhamento é muito importante, para evitar lesões e para ajudar na adaptação do treino. É aqui que entram as empresas prestadoras de serviço.

A procura por atividade física nesse período de pandemia foi maior entre as pessoas que não treinavam do que as que já treinavam e gostariam de retornar as atividades.  

  • Relacionamento estreito e comunicação ativa com clientes

O relacionamento é essencial para estreitar o relacionamento com os alunos, e durante pandemia foi uma tática adotada por diversos gestores. Manter um relacionamento constante com sua base de alunos os mantém engajados e mostram que você está preparado para atendê-los.

Ter alunos satisfeitos facilita a entrada de novos alunos, pois mostra que eles são importantes. Temos um artigo mostrando a importância de se manter conectado e fortalecer a comunicação com os clientes.

  • Busca por atividade física por quem nunca havia treinado

A busca de pessoas que não praticavam atividades físicas aumentou durante a pandemia. Muitos profissionais ofereciam aulas ao vivo com treinos em grupo que poderiam ser feitos em casa, com pesos leves encontrados em casa.

Após a pandemia, muitas pessoas querem passar a treinar em academias, e outras, manter os treinos em casa, mas com acompanhamento, é aí onde as empresas prestadoras de serviços fitness entram.

  • Exercício como recomendação médica física e psicológica

Com mais preocupação das pessoas em se manter saudável, médicos e profissionais da saúde recomendam atividades físicas e tratamentos associados ao exercício, como medida preventiva ou como “remédio”, essa é uma iniciativa que vem ganhando força durante a pandemia.

  • Apps de atividades físicas e dispositivos tecnológicos

Essa é uma tendência que já estava ganhando força antes da pandemia e foi amplificada com ela.

Há também apps que monitoram atividades físicas, relógios inteligentes, monitores cardíacos, além de rastreadores GPS para localizar uma academia próxima. Existem apps para classificar a refeição ao aluno através de fotos que são analisadas por nutricionistas.

  • Maior cuidado e planejamento financeiro por parte dos gestores

A pandemia mostrou a diversos empreendedores de academias, box e studios a importância de um planejamento financeiro para não ser pego de surpresa.  

  • Coaching de saúde e consultorias online

A consultoria online é uma tendência que veio para ficar assim como as aulas online, nesse formato o processo todo passa a ser digital, desde a compra, avaliação física e prescrição de treinos, além de acompanhamentos. Assim, os treinos ficam disponíveis para o aluno e como adicional podem ser vendidas aulas ao vivo, por exemplo.

São utilizadas técnicas de coaching na promoção de saúde e bem-estar, atuando em intervenções na mudança de comportamento, para ajudar o aluno ou grupo de alunos a atingirem objetivos de curto ou médio prazo.

  • Programas de condicionamento físico para melhor idade

Com a expectativa de vida dos brasileiros aumentando a cada ano, a procura de programas de condicionamento físico para idosos aumenta, e as academias não só podem, como devem ficar de olho nesse mercado que cresce diariamente.

  • Certificação Profissional

Com diversas tendências surgindo no segmento fitness, surge também a necessidade profissionais qualificados, e a certificação é um diferencial na vida de um Educador físico, pois transmite segurança e confiabilidade. Esse é o momento de investir em cursos e especializações, pois é uma tendência que não vai sair de moda.

Existem outras tendências que surgiram ou ganharam força durante a pandemia, e que podem mudar o mercado futuramente, como o personal trainer online, treinos funcionais e automatização de processos, como vendas online e reservas de aulas, além de outras mais.

Kit Treino em Casa