O uso adequado dos equipamentos de treino é fundamental para vida útil e segurança na hora do treino.

Todo e qualquer tipo de equipamentos de ginástica necessitam de um uso adequado e de manutenção, independente de qual seja o segmento fitness: academias, boxes, estúdios funcionais, ou uso doméstico, a maneira correta é o quê garante vida longa a seus equipamentos.

A manutenção, na verdade, é o conjunto de ações que podem ser feitas para aumentar a vida útil de um equipamento. Embora seja uma parte obrigatória na rotina de quem utiliza, algumas pessoas esquecem que existe mais de um tipo de manutenção.

E quais são essas ações? São várias! Como armazenamento correto, uso adequando, limpeza e higienização. Por exemplo, as anilhas de borracha devem estar sob o abrigo da luz do sol e não devem entrar em contato direto com água. Elas devem ser limpas periodicamente e/ou quando necessário, a higienização deve ser efetuada utilizando uma flanela macia sem fiapos. E é recomendado na parte de borracha o uso de produtos tal como silicone automotivo ou produtos especiais para higienização de pneus, já a lubrificação das partes que não são de borracha usar óleo WD-40.

Agora, em se falando de uso. As anilhas não devem ser soltas, jogadas ou lançadas ao solo sem que seja utilizado piso de borracha de no mínimo 15 mm de espessura. Quando elas são derrubadas repetidamente por cima, é inevitável que elas comecem a rachar e quando isso acontece, geralmente ocorre no centro ao redor da pastilha de aço.

Em se tratando de equipamentos, como barras olímpicas, a ferrugem é uma grande preocupação, além da durabilidade dos rolamentos, para que isto não aconteça é preciso ter alguns cuidados, como evitar que a barra caia no chão sem necessidade, reservar a queda para o momento do exercício quando ela estiver com anilhas e ao retirá-las, não deixar cair no chão sem necessidade.

Muitos equipamentos já vêm com uma tintura epóxi, justamente para serem mais resistentes à corrosão, aumentando com isto a vida útil dos equipamentos.

O cuidado com estofados também é fundamental, é comum os estofados apresentarem rasgos e desgaste com o tempo, é preciso ter uma limpeza com produtos indicados, que não tenham abrasivos na sua composição.

Outro ponto muito importante são os pisos, pois são alvo constante de suor, impacto dos equipamentos e por ter o contato com tênis e outros objetos, merecem atenção especial e limpeza permanente.

Seguindo essas recomendações e principalmente as orientações de uso do fabricante o seu equipamento terá uma duração longa e irá te ajudar a executar os treinos com segurança e qualidade.