Compreendendo e melhorando a amplitude de movimento do ombro.

A articulação do ombro é a menos estável do corpo. Muitas pessoas ficam sentadas em suas mesas o dia todo, e o uso dos músculos do quadril e dos ombros é limitado. Uma das principais causas de dores nas costas e pescoço é a tensão muscular que resulta da falta de exercícios em um estilo de vida sedentário.

A maioria das pessoas tende a se concentrar em fortalecer o peito e os bíceps e a negligenciar o fortalecimento das costas. Uma amplitude limitada de movimento do ombro torna difícil qualquer treino.

Para remodelar todo o músculo para melhor equilíbrio muscular e estabilidade articular, você precisa trabalhar com uma amplitude completa de movimento. A realização de exercícios adequados reduzirá o estresse na articulação, tornando-a menos suscetível a inflamações articulares como tendinite e bursite. Ou seja, melhorar sua amplitude de movimento passiva diminuirá a rigidez, a dor e a necessidade de medicamentos antinflamatórios.

A forma adequada é essencial ao realizar qualquer tipo de exercício. Para aumentar a amplitude de movimento dos ombros, mova partes do corpo o máximo que as articulações permitirem. Por exemplo, ao dar um soco, mantenha os cotovelos perto do corpo. Isso o ajudará a usar a rotação e o peso do corpo para dar força ao soco, em vez de colocar pressão na articulação do ombro.

Colocar pressão adicional constantemente em seu ombro limita sua amplitude de movimento. Isso não só traz risco de lesões, mas também minimiza os benefícios do exercício, já que você não é capaz de flexionar até sua amplitude máxima de movimento.

A flexibilidade é um elemento crucial da estabilidade da articulação. Independentemente de estar com problemas nos ombros ou não, você deve fazer os exercícios a seguir para fortalecer os ombros e melhorar a amplitude de movimento. Esses exercícios não apenas melhoram os sintomas de comprometimento do ombro, mas também ajudam a prevenir lesões futuras.

Antes de iniciar esses exercícios de flexibilidade, faça uma sessão de aquecimento de dez minutos com cardio leve. Você nunca deve alongar um músculo frio. Você também pode fazer esses exercícios de alongamento após as sessões de treinamento de força.

Lesões no ombro e dor são prevalentes entre boxeadores e levantadores de peso. Ao fazer exercícios como pull ups e agachamentos com barra sem primeiro fortalecer o ombro e melhorar a amplitude de movimento do ombro, você corre o risco de lesionar os músculos do ombro. Para realizar esses exercícios com segurança e eficácia, as articulações dos ombros devem ser capazes de se mover facilmente em toda a amplitude de movimento pretendida.

Não se esqueça que é sempre necessário e seguro treinar com orientação e com Equipamentos de qualidade, que você conhece e confia.