CrossFit Inc. tem novo dono após polêmicas envolvendo Greg Glassman; Eric Roza assume a empresa

Eric Roza, o novo CEO da marca global de ginástica CrossFit, assinou oficialmente um contrato para comprar 100% da empresa do fundador e ex-CEO Greg Glassman por um preço não revelado, anunciou Roza na última semana.

“Após um mês de trabalho árduo das equipes de negócios de ambos os lados, fico feliz em informar que assinamos o contrato final para comprar 100% do CrossFit de Greg Glassman”, afirmou Roza, proprietário do box afiliado CrossFit Sanitas em Boulder, Colorado, escreveu em um comunicado no Twitter.

Eric Roza

Roza foi anteriormente CEO da Datalogix, uma startup de coleta de dados de consumidores que foi vendida para a Oracle em janeiro de 2015.Roza disse que está comprando o CrossFit com a ajuda da Berkshire Partners, uma empresa de investimentos com sede em Boston. Tanto a Roza quanto a Berkshire Partners se recusaram a comentar o preço final de compra e a participação da Berkshire na empresa.

A venda foi anunciada pela primeira vez em 24 de junho, duas semanas depois que Glassman renunciou ao cargo de CEO em um turbilhão de controvérsias. Em 6 de junho, Glassman foi criticado por um tweet que dizia “It’s FLOYD-19”, em resposta ao racismo ser um problema de saúde pública, que deu início a semanas de precipitação. Três dias depois, Glassman anunciou que deixaria o cargo de CEO. O Business Insider publicou uma investigação em 20 de junho, na qual ex-funcionários alegaram que a cultura do CrossFit no local de trabalho humilhava as mulheres, operavam com retribuições e era governada por um medo de ficar do lado ruim de Glassman.

Como parte da venda do CrossFit, 1% das ações da empresa serão depositadas em um fundo sem direito a voto para a esposa de Glassman, Maggie Glassman e seus filhos, de acordo com a declaração de Roza. O próprio Glassman, que não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, não será dono de nenhuma ação da CrossFit após a transação, confirmou o porta-voz de Roza ao Business Insider.

Em sua declaração, Roza disse que ele e sua equipe conversaram com centenas de membros da comunidade CrossFit no mês passado e que “é necessária mudança” no CrossFit.

“Através do diálogo, a equipe e eu ficamos cientes da alienação e dissonância sentidas por vários membros atuais, antigos e potenciais da comunidade”, disse Roza. “Ouvi sua mensagem em voz alta e clara: é necessária mudança e precisamos pensar e agir imediatamente para alcançar aqueles que não se sentem bem-vindos pelo CrossFit”.

Eric Roza

Em meados de agosto, Roza vai realizar uma ação que será aberta a atletas, afiliados, treinadores e público do CrossFit para discutir as ações específicas da empresa em cultura, inclusão, suporte a afiliados e jogos CrossFit 2020.

A venda aguarda aprovações finais antitruste da Federal Trade Commission e do Departamento de Justiça antes de ser oficialmente fechada nas próximas semanas, disse um porta-voz de Roza ao veículo Business Insider.

No último dia 24 a comunidade do Crossfit recebeu mais uma boa notícia na reestruturação da empresa. A segunda etapa da compra foi concluída e oficializada pelo futuro proprietário Eric Roza em sua conta no twitter: “Agora o verdadeiro trabalho começa! Vejo uma oportunidade quase ilimitada para o CrossFit se tornar a plataforma líder mundial em Saúde, Felicidade e Desempenho. Enquanto trabalhamos em direção a essa incrível oportunidade de longo prazo, hoje quero me concentrar no trabalho árduo de enfrentar nossos desafios imediatos”.

Agora é só aguardar as mudanças anunciadas e a reestruturação do CrossFit!