A prática é ideal para quem busca uma atividade física intensa e rápida, desafia o seu condicionamento físico e exige uma dedicação máxima do seu corpo. Os exercícios são funcionais substituem os exercícios aeróbicos. Mas sempre acompanhado por um coach, para que reconheça as limitações e resistências físicas de cada um.

O crossfit, além de emagrecer ele ajuda na definição muscular, pois a execução de exercícios trabalha funcionalidades de toda parte do corpo, o que proporciona mais agilidade, flexibilidade, maior resistência e coordenação motora com a frequência e prática.

É uma boa opção para quem procura perder peso, devido a alta queima de gordura, e com maior condicionamento, o rendimento de exercícios pode ser ainda melhor. Em média, a aula tem duração média de 60 minutos, e se for feita de modo correto e intenso, poderá queimar até 1000 calorias durante este tempo.

Os boxes oferecem turmas em diversos horários e as turmas são formadas por no máximo 20 pessoas, para que os coachs possam atentar para cada rendimento individual. Por ser praticado em turmas, o espírito de equipe se torna um diferencial para as superações.

Para praticar a atividade física, não há restrições de idades, podendo ser feito desde crianças até idosos. As turmas destinadas à terceira idade, geralmente, são destacadas com metodologias adaptadas ao rendimento máximo deles.

Como a prática do Crossfit até o descanso é intenso, é indicado que seja apenas 1 dia de descanso para 3 de atividades intensas. Em um cronograma semanal, há turmas mais avançadas que aplicam esse descanso nos finais de semana, desta forma exercitando nos 5 dias restantes.

Devido aos exercícios funcionais, proporciona um metabolismo mais ativo, acelerando a queima de gorduras, o quê permite uma perda de peso mais rápida, desde que associados à uma
dieta saudável e balaceada.