O saco de pancadas é uma ferramenta clássica e eficaz de treinamento para boxeadores. Este equipamento testado e comprovado moldou muitos campeões no ringue e continua a ser uma peça importante não só em estúdio de boxe, mas em treinos funcionais e de agilidade.

Embora o benefício mais óbvio do saco de pancada seja a chance de praticar socos e chutes, ele traz uma variedade de outros benefícios dos quais você pode ficar de fora. Estes treinos melhoram a técnica, aumentam a potência e a força, desenvolvem melhor equilíbrio e coordenação e reduzem o estresse. Por essas razões são ótimos não apenas para os profissionais, mas também para quem procura melhorar sua preparação física.

Vamos aprender mais sobre os benefícios dos exercícios com sacos de pancadas e quais tipos de exercícios irão te ajudar.

1. Melhora a técnica de boxe

Um dos benefícios mais aparentes de acertar o saco de pancadas é que isso melhora sua técnica de boxe. O boxe não é apenas dar socos; trata-se de executar cada movimento com forma e precisão adequadas. Bater no saco enquanto pratica boa forma melhorará seus golpes, movimentos corporais e desempenho geral.

Um treino de saco de pancadas permite que você experimente a força do impacto quando você soca. Desta forma, você pode praticar como se estivesse realmente em contato com um oponente.

2. Melhora a força e potência

Seu treino se concentrará em construir o máximo de músculos possível, o que o torna um ótimo exercício para construir força e aumentar a potência. Os músculos dos braços, ombros, tórax, costas, pernas e core (região central) estão todos envolvidos durante uma sessão de treinamento de saco de pancada, tornando-o um treino de corpo inteiro eficaz.

Você pode praticar socos no saco com a maior força possível, o que, com o tempo, melhora a força e a força da parte superior do corpo.

3. Aumenta a sua resistência

Dar tudo de si em um treino pesado não é tarefa fácil. Este desafio extra o empurrará além dos limites de sua zona de conforto, o que aumentará sua resistência com o tempo. Quanto mais você ultrapassa seus limites, mais será capaz de suportar.

Os impactos em sua resistência serão perceptíveis tanto quando você faz exercícios de saco de pancadas quanto quando pratica outras formas de condicionamento físico e atividades diárias.

4. Melhora a coordenação, equilíbrio e estabilidade

Geralmente, durante os exercícios com sacos de pancadas, você não fica apenas parado e socando o saco. Você está movimentando o saco e incorporando o trabalho dos pés ao treino.

Circular o saco e lançar combinações de socos melhorará seu equilíbrio e coordenação. Ficar na ponta dos pés e transferir o peso de um pé para o outro enquanto se movimenta é uma ótima maneira de construir equilíbrio e estabilidade.

Além disso, não é apenas o seu corpo que está funcionando. Enquanto dá socos, a bolsa volta repentina e inesperadamente. Por isso, você deve permanecer alerta e atento. Isso melhora a coordenação sensório-motora e seu tempo de reação.

5. Reduz o estresse

Os exercícios de saco de pancadas podem melhorar seu humor, diminuir a raiva e aliviar o estresse. É uma forma de alívio do estresse fisiológico e mental.

Fisicamente, o exercício promove a produção de neuro-hormônios como a noradrenalina, que está associada à função cognitiva elevada e melhora do humor. Mentalmente, bater na sacola pesada atua como uma liberação simbólica do estresse quando você imagina a sacola como representante de seus fardos.

Durante os períodos de estresse, grandes quantidades do hormônio cortisol são liberadas no corpo. O cortisol aumenta o apetite e impulsiona aqueles desejos temidos. Afeta seus níveis de sono, cognição e energia. Além disso, o estresse aumenta a gordura visceral, que está ligada a distúrbios metabólicos, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Sabendo de todos esses benefícios do treino com o saco de pancadas, é fundamental escolher um modelo apropriado à você e que seja seguro e de qualidade, como o Saco de Pancadas Ultrawod.

Agora é só ir treinar!