Não existe um alimento milagroso, que ao consumir, você perca gordura instantaneamente. Fazer mudanças reais e permanentes em seu corpo ocorre aos poucos, é um processo gradual, por meio de um plano de nutrição cuidadoso e sempre orientado por um profissional.

Além de ter este acompanhamento de um especialista, praticar regularmente atividade física, manter uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir a alcançar o seu objetivo e sem prejuízos à saúde.

Você pode não imaginar, mas é extensa a lista de comidas e bebidas que podem te dar um empurrãozinho neste processo, pois ajudam a promover um bom funcionamento do organismo, garantindo uma queima natural de gordura. Separamos aqui 10 alimentos e bebidas, nutritivos, para auxiliar na perda de gordura:

Caldo de ossos

O estoque contém gelatina, colágeno, aminoácidos e é ótimo para a saúde intestinal. O caldo de ossos é um grande aliado na Dieta Cetogênica, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito da chamada gripe cetogênica ou gripe low carb, que ocorre em ambas as dietas nas fases de adaptação. Não precisa consumir em grandes quantidades, apenas uma dose de 50ml por dia já é excelente.

Pimenta Caiena Vermelha Moída

Isso aumenta a capacidade do corpo de queimar gordura para obter energia e acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e ativando a circulação sanguínea. Por isso o seu consumo ajuda no gasto mais rápido de energia (calorias) e por consequência a perder peso. Já a capsaicina (princípio ativo da pimenta) aumenta a capacidade do corpo de eliminar gorduras.

Toranja ou grapefruit

A fruta é uma fonte rica de vitaminas que a torna, sem dúvida, indispensável para a sua dieta. As enzimas encontradas ajudam seu corpo a quebrar o açúcar, impulsionar o metabolismo do seu corpo e promover a quebra de gordura. A toranja tem a capacidade de bloquear as enzimas envolvidas no acúmulo de gorduras, queimando-as e eliminando.

Couve

Os vegetais crucíferos, como a couve, contêm grandes quantidades de fibras que são úteis para uma digestão saudável e uma adição bem-vinda a qualquer plano de nutrição com perda de gordura como um de seus objetivos.

Chá verde

O chá verde ajuda a acelerar o metabolismo e por consequência emagrecendo, devido a suas propriedades termogênicas e, além disso, é rico em cafeína, que também favorece o emagrecimento. Pode reduzir os níveis de colesterol, fornecer energia e queimar gordura.

Couve de Bruxelas

A couve de Bruxelas é carregada com vitamina A, folacina, potássio, cálcio. Ela tem 3-5 gramas de fibra por xícara, e com 25 calorias por 1/2 xícara cozida. São alimentos que fornecem uma variedade rica de nutrientes ao mesmo tempo em que carregam poucas calorias.

Óleo de côco

Pode ajudar a diminuir a gordura corporal, é uma gordura saudável em si e manterá a tireoide do corpo funcionando sem problemas. A gordura saturada presente no óleo de coco é diferente da gordura saturada presente nos alimentos de origem animal. Ela possui ácidos graxos de cadeia média, que são os únicos que podem ser absorvidos e metabolizados pelo fígado sendo convertidos em cetonas – importantes fontes de energia alternativa para o cérebro.

Chás Vermelhos

Este chá de ervas contém flavonóides e fitoquímicos que aumentam o metabolismo do corpo, ajudando a queimar gordura. A ingestão do chá vermelho produz efeitos interessantes na queima de calorias, inclusive como detox.

Sementes de Chia Frescas

Fornece energia, proteína e ajuda a retardar a digestão. O consumo da semente de chia aumenta a sensação de saciedade, melhora o trânsito intestinal e diminui a absorção de gordura no intestino. Ela é um excelente aliado no emagrecimento devido à presença de nutrientes que controlam a fome e trazem benefícios ao corpo.

Couve-flor

Rica em fibras, este vegetal é versátil e é um ótimo acompanhamento para qualquer refeição. A couve-flor tem poucas calorias, ajuda a dar saciedade sem aumentar muito as calorias da dieta.