Academias: Como superar os desafios durante a crise.

4 minutos para ler

Colunista escreve sobre soluções para superar crise financeira.

Meu nome é Rogério Albuquerque e venho aqui para te dar um recado super importante!

A partir de agora, temos um encontro marcado toda semana aqui no Blog da Ultrawod! Será um canal para falar sobre o mercado fitness, os desafios de empreender, entre tantas outras questões importantes para quem tem ou quer abrir uma academia, box de cross training ou estúdio funcional.

Mas antes de entrar nos temas que serão abordados, vou me apresentar. Para que vocês me conheçam um pouco mais.

Atuo há mais de 15 anos no mercado fitness. Primeiro comecei como educador físico. Mas o que me encantava mesmo era a parte de gestão, queria ter o próprio negócio, abrir a minha academia.

Logo que me formei, encantado em ser o dono do meu próprio espaço, abri uma empresa, mas sem nenhum estudo de mercado. Eu queria ter algo com base no que eu gostava e não com o que o mercado estava buscando.

Com isso, aconteceram vários erros. Não tive sucesso. Pois eu acreditava que o período de faculdade, associado ao estágio, eram suficientes para me preparar para o mercado, ou seja, para o mundo real.

Durante os 5 anos de faculdade, estagiei em uma grande academia no Rio de Janeiro, muito qualificada. E o meu erro foi achar que apenas observando a administração era o suficiente.

Me formei, peguei todo esse conhecimento que achava que tinha e voltei para a minha cidade natal. Abri o meu próprio negócio, investi no meu sonho.

Logo, outras academias foram abrindo. A concorrência aumentou. E me vi sem saber como fazer para manter os alunos e atrair novos clientes.

Fiquei mais perdido ainda. Pensando em enxugar os custos, comecei a dar aulas. E o problema só aumentou. Pois não conseguia conciliar a parte administrativa com as aulas. Eram alunos junto com contador, financiamento bancário, pagamento de funcionários e além de tudo gerenciar o calendário de aulas.

Com esse cenário e tantos problemas, eu fui buscar uma solução para realizar meu sonho. Foi aí que eu decidi estudar administração e gerenciamento de empresas.

Pois eu tinha duas alternativas: desistir ou me profissionalizar.

Como a primeira alternativa, nunca foi uma opção. Fui buscar conhecimento e autoconhecimento.

Identifiquei, com isso, que as aulas, sendo professor, não era o que eu gostava de fazer. Eu me identificava com a parte de gestão. Com números, planilhas, planejamento. Isso foi fundamental para eu virar a chave. E entender que o meu lugar não era ali, com os alunos.

Se eu tivesse identificado isso antes, com certeza muitos problemas teriam sido evitados.

Fui entender a parte operacional, a gestão estratégica, gerenciamento. Enfim, tudo que eu precisava para que o meu negócio fosse saudável.

Desta forma consegui reverter esta situação e não desistir.

Hoje, além das minhas duas unidades de academia, no segmento do cross training, tenho outros negócios que comercializo para este público. Como por exemplo, a Bodytech, onde presto mentoria para donos de boxs em todo Brasil. Além de dar formação em Sistema de Gestão da Qualidade e MBA em Gestão Empresarial e Estratégica.

Mas até chegar aqui, o caminho foi difícil e quero compartilhar com vocês todo esse conhecimento acumulado. Que me faz, atualmente, viver exclusivamente do meu negócio.

Toda semana, teremos um encontro aqui no Blog Ultrawod. Onde você vai encontrar matérias exclusivas, dicas, insights, muita estratégia, mão na massa. Para que você consiga, como eu, aplicar tudo isso no seu negócio. E que seja bem sucedido.

Acredite, você não precisa passar pelo o que eu passei. Estarei aqui para que você consiga potencializar e crescer como gestor e empresário. Afinal, quem não quer ter uma academia ou box cheio de alunos, uma gestão simplificada e muita qualidade de vida?

Então te faço o convite: venha a partir de agora viver do seu negócio!

Rogério Albuquerque

@roger_foradacaixa

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Warning: Use of undefined constant CHORUS_USER_ID - assumed 'CHORUS_USER_ID' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/storage/vhost/blog.ultrawod.com.br/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 26

Warning: Use of undefined constant CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL - assumed 'CHORUS_HUBSPOT_SERVICE_URL' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/storage/vhost/blog.ultrawod.com.br/wp-content/mu-plugins/chorus-core/integrations/index.php on line 27